top of page

Atividades realizadas

2020

1- Apoio na organização e realização do II Seminário Internacional sobre Serviço Social na política de Educação em articulação com o GEPESSE da UNESP/Franca - SP com a presença de 240 participantes e cerca de 50 trabalhos com socialização de experiências. Seminário realizado de forma remota entre os dias 3,4 e 5/11/20.


2- Apoiamos a sistematização de experiências em cinco campos de políticas públicas do Núcleo (educação, socioeducação, assistência social e questão urbana e seguridade social).

3- Contribuímos com a sistematização de experiências de 15 equipes de profissionais que atuam com políticas públicas, envolvendo, no total,  110 profissionais e alcançando 25 cidades em 15 estados brasileiros através da oferta do Curso sobre "Sistematização da Experiência Profissional". 

4- Produzimos 15 registros na forma de material pedagógico (vídeos, podcast e textos comentados sobre o processo de sistematização) como devolutiva às equipes.

2021

1- Contribuímos com a sistematização de experiências de equipes de trabalhadores de políticas públicas em 13 estados brasileiros que atuam na área de educação com a oferta de uma nova turma do Curso sobre "Sistematização da Experiência Profissional".

2- Palestra na XIII Conferência Municipal de Assistência Social de Petrópolis.

3- Palestra na XIII Conferência Municipal de Macaé.

4-Palestra na XII Conferência Municipal de Niterói.

5- Palestra na XII Conferência Municipal de Belford Roxo.

6- Demos prosseguimento ao trabalho de educação permanente do GEPESSE sobre o trabalho de assistentes sociais na política de

educação contribuindo para a realização de 04 oficinas temáticas de âmbito nacional realizadas a partir de iniciativas dos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Roraima. 

2022

1- O projeto realizou atividades de assessoria à Divisão de Serviço Social do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (DEGASE), contribuindo para a produção de conhecimentos pela equipe (produção de um trabalho apresentado no XVII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social) e para a avaliação do trabalho da divisão. Participamos dos debates sobre gestão democrática (seminário de âmbito regional) e na construção de uma proposta de supervisão técnica junto aos profissionais assistentes sociais. 

2- Auxiliamos o processo de sistematização dos Encontros de Formação sobre Violência na Escola realizado pela ONG Visão Mundial junto à rede de professores da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu-RJ, atingindo mais de 150 professores. 

3- Ofertamos duas disciplinas na graduação de Serviço Social da UERJ (atingindo cerca de 80 alunos) utilizando de material pedagógico produzido pelo Núcleo sobre a sistematização de experiências. 

4- Ofertamos três disciplinas eletivas em dois cursos de pós-graduação (Serviço Social e PPFH) a partir de temáticas elaboradas a partir das experiências do Núcleo sobre o trabalho nas políticas públicas. 

5- Participamos de atividades de capacitação junto outros projetos de extensão na UFRJ, UNESP-Franca e UFBA com os quais estamos associados.

2023

1- Continuidade ao processo de assessoria junto à Divisão de Serviço Social do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (DEGASE), contribuindo para o desenvolvimento de uma proposta de supervisão técnica junto às equipes de Serviço Social e de resgate da memória do trabalho realizado pelas profissionais de Serviço Social.

2- Oferta de Curso de extensão sobre "A política de educação no Brasil e a inserção dos (as) assistentes sociais", para assistentes sociais que atuam com políticas de assistência estudantil do Instituto Federal Sul Riograndense e de outros Institutos Federais e Universidades do Rio Grande do Sul. 

3- Assessoria à equipe de Gerência de Gestão do Trabalho e Educação Permanente (GGTEP) e do Núcleo Municipal de Educação Permanente do SUAS-BH (NUMEP)  da Subsecretaria e Assistência Social da Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte -MG para o resgate da experiência e desenvolvimento de uma nova proposta de supervisão técnica junto aos trabalhadores que atuam na proteção social básica.  

4- Oferta de uma disciplina de pós-graduação sobre a temática do trabalho nas políticas públicas para o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UERJ.

5- Apoio ao debate sobre as particularidades do trabalho de assistentes sociais nas instituições vinculadas às Forças Armadas (Exército, Martinha e Aeronáutica) assim como às forças auxiliares (Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Militar).

bottom of page